Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

Minibibliotecas da Embrapa

Posted by Desenvolvimento Nordestino em setembro 3, 2007

Copiado de:

http://www.sct.embrapa.br/minibib/

O projeto, inicialmente denominado “Minibibliotecas do Semi-Árido”, foi elaborado e aprovado no final de 2003, com o objetivo de levar informações geradas ou adaptadas pela Embrapa a agricultores familiares e pequenos agricultores.

Integrante das ações da Embrapa junto ao Programa Fome Zero do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), buscava atender a cinco municípios localizados no Semi-Árido brasileiro cuja parcela da população rural fosse significativa e atendendo prioritariamente os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Para desenvolver as atividades editoriais do projeto de “Minibibliotecas do Semi-Árido”, foi constituído um comitê formado por técnicos da Embrapa Informação Tecnológica e especialistas em comunicação social, agronomia e veterinária. Esse comitê, com a contribuição de técnicos das Unidades da Embrapa sediadas na Região Nordeste, identificou os temas e definiu que o acervo das minibibliotecas seria constituído por 108 títulos de publicações impressas e 37 títulos de fitas de vídeo.

No processo de seleção dos temas e das publicações, foi identificada a necessidade de se produzir documentos que pudessem atender, de forma mais objetiva, as ações de disseminação da informação. Para suprir essa lacuna foi definida a elaboração, por engenheiros agrônomos e veterinários, de cartilhas com conteúdo de fácil assimilação.

As localidades beneficiadas pelo projeto “Minibibliotecas do Semi-Árido” foram indicadas como público-alvo pelo MDS. De posse da lista de municípios fornecida pelo MDS, foram visitadas as três maiores escolas de nível médio de cada município e aplicado um questionário no qual se indagava o interesse da escola pelo projeto, seu compromisso com a reserva de espaço de no mínimo 9m2 para a instalação da minibiblioteca e a quantidade de alunos residentes na área rural. Escolheu-se, em cada Município contemplado, a escola de nível médio com o maior número de alunos residentes ou que possuíssem familiares residentes na zona rural.

Nesta primeira fase do Projeto, buscou-se atender aos 18 municípios participantes do projeto “Adaptação e Transferência de Tecnologias para Agricultores Familiares”, da Embrapa. Foram, ainda, contemplados 50 municípios do Vale do Jequitinhonha. Para escolha das localidades a serem atendidas nesta região, designou-se um técnico da Embrapa Informação Tecnológica, que visitou 30 municípios e definiu a maior escola de nível médio tomando como base o número de alunos residentes ou com familiares residentes na zona rural, ao mesmo tempo em que um membro do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) visitou os 20 municípios restantes e definiu os locais para a instalação das minibibliotecas, como sindicatos rurais, cooperativas e escolas.

Em julho de 2006, após duas expansões do Projeto, contabilizavam-se 481 kits de Minibiblioteca distribuídos em 459 Municípios atendidos nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha), Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ao final de 2006, por meio de convênios estabelecidos com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Banco do Brasil (FBB), outros 70 kits de Minibiblioteca foram entregues a instituições distribuídas pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Atualmente, encontram-se em andamento trabalhos de identificação de temas e definição de acervos que atendam à diversidade das necessidades do homem do campo nas várias Região do País. Com a elaboração das cartilhas e demais produtos de informação, e por meio do estabelecimento de novas parcerias, o projeto será definitivamente conduzido a uma escala nacional, passando a denominar-se Minibibliotecas da Embrapa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: