Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

Inpe lança Atlas Interativo do Nordeste – TerraViewWeb

Posted by Desenvolvimento Nordestino em agosto 31, 2007

 http://www.nctn.crn2.inpe.br/terraviewweb/ 

Software – 31/08/2007 – 17:11
Inpe lança Atlas Interativo do Nordeste

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) acaba de lançar o TerraViewWeb, para fornecer, pela internet, informações socioeconômicas e ambientais de toda a região Nordeste em um “Atlas Interativo”.

O programa foi desenvolvido pelo Grupo de Geoprocessamento do Centro Regional do Nordeste (CRN), localizado em Natal (RN), junto com a Divisão de Processamento de Imagens (DPI), que fica na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP).

Baseado nas ferramentas e softwares livres desenvolvidos pelo próprio Inpe, o programa permite ao usuário interagir através da internet com um banco de dados georreferenciado, gerenciado pelo MySQL e criado pelo TerraView.

“O TerraViewWeb é mais um programa que vem atender a política do Inpe de universalização das informações.
Neste caso, estamos atendendo a região Nordeste com informações essenciais de uma maneira moderna e ágil”, diz Miguel Zanic Cuellar, do Grupo de Geoprocessamento do CRN/Inpe.

O objetivo do “Atlas Interativo do Nordeste” é atender a comunidade de pesquisadores, universitários, gestores públicos, organizações não governamentais, professores e estudantes de todo Brasil e em especial da Região Nordeste.

Entre as funcionalidades do programa, destacam-se: selecionar e sobrepor planos de informações de interesse, zoom das áreas, e salvar mapas na configuração do usuário em diferentes formatos e tamanhos. Também permite a navegação em coordenadas geográficas (Lat/Long) no plano de informação através do mouse. O botão “Info” permite a visualização dos valores de variáveis para cada município apontado.

A criação do TerraViewWeb e, como conseqüência, do Atlas Interativo do Nordeste, marca mais uma etapa de um ciclo de desenvolvimento de ferramentas gratuitas de geotecnologia, banco de dados georreferenciados e sua interatividade através da internet. Este grande banco de dados do Nordeste pode ser acessado no site www.nctn.crn2.inpe.br/terraviewweb

TerraView
O TerraView é um aplicativo geográfico para a análise de informações espaciais. O software, construído sobre a biblioteca de componentes geográficos TerraLib, também desenvolvida pelo Inpe, possibilita a utilização dos dados espaciais para diversos setores, como segurança pública, gestão urbana, indicadores sociais, saúde pública, geografia e problemas ambientais.

O programa manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens) que são armazenados em um sistema de gerenciamento de banco de dados. O software é gratuito, atendendo à política do Inpe de ampliar a utilização dos dados espaciais nos diversos setores, de usuários finais a desenvolvedores de soluções customizadas.

Marjorie Xavier – Assessoria de Imprensa do INPE
 http://www.nctn.crn2.inpe.br/terraviewweb/

Uma resposta to “Inpe lança Atlas Interativo do Nordeste – TerraViewWeb”

  1. Cauby Paulo de Araújo Júnior said

    Sensacional esta ferramenta de futuro,para o futuro.

Deixe um comentário