Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

Porto Digital

Posted by Desenvolvimento Nordestino em agosto 18, 2007

http://www.portodigital.org/ 
“Inovação, empreendedorismo e capital humano

No Porto Digital, o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação é ferramenta de desenvolvimento econômico e social

O Porto Digital é resultado do ambiente de inovação que se consolidou em Pernambuco nas últimas décadas. Em uma região atrativa para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentaram mudanças econômicas e sociais que estão gerando riqueza, emprego e renda.

O marco zero dessa nova economia é o Porto Digital, definido como o Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no desenvolvimento de software, que está situado no Recife, capital de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Dessa cidade histórica, cenário da segunda invasão holandesa em 1630, escoou a maior produção de açúcar do Brasil colonial, tornando-a por séculos uma das cidades mais modernas e importantes do País.

Hoje, Pernambuco se insinua no cenário mundial por seu capital humano, empreendedorismo e inovação. Dos engenhos de açúcar para uma economia baseada em serviços e com uma participação crescente do setor de TIC no PIB pernambucano. De acordo com dados da Condepe, referentes a 2003,(Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco), o setor responde por 3.5% do PIB de Pernambuco.

Iniciativa privada, governo e universidades

Nesse contexto de produzir conhecimento localmente e exportar serviços de valor agregado para o mundo, surgiu o Porto Digital, em julho de 2000. Um projeto de desenvolvimento econômico que agrega investimentos públicos, iniciativa privada e universidades, compondo um sistema local de inovação que tem, atualmente, 102 instituições entre empresas de TIC, serviços especializados e órgãos de fomento.

Em cinco anos de operação, o Porto Digital transferiu para o Bairro 3.000 postos de trabalho, atraindo 10 empresas de outras regiões do País e quatro multinacionais, abrigando, ainda, quatro centros de tecnologia.

Recursos Públicos

Os recursos iniciais de R$ 33 milhões vieram do Governo do Estado, destinados a criar a infra-estrutura e as condições necessárias para a implantação e operação do Porto Digital, que tem como missão inserir Pernambuco no cenário tecnológico mundial.

Para implantar o modelo de governança e os projetos estruturadores, foi criado o Núcleo de Gestão do Porto Digital, associação civil sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS). O NGPD também desenvolve projetos de capacitação para jovens e fornece ferramentas para promover a inclusão social da comunidade do Pilar, situada ao norte do Bairro do Recife.

Infra-estrutura e políticas setoriais

Territorialmente, o Porto Digital está situado no sítio histórico do Bairro do Recife, acrescentando ao projeto a componente de revitalização urbana. O bairro possui infra-estrutura adequada para a instalação de empresas de TIC por dispor de excelente estrutura de serviços e de telecomunicações. Em 100 hectares, são 8 Km de fibra ótica instalados e 26Km de dutos, tornando a região uma das mais modernas do país.

Além da revitalização da infra-estrutura urbana e tecnológica, políticas setoriais adequadas e um conjunto de ferramentas complementam os projetos estruturadores do Porto Digital.

Entre eles o Fundo de Investimento e Fomento, o Fundo de Capital Humano, com foco na capacitação profissional, o Fundo de Aval, que oferece garantia de até 70% em operações de crédito em bancos públicos, para empresas de software. A lei municipal 17.222./06 também beneficia as empresas com um incentivo financeiro que permite a redução de 60% do ISS.”

TOPICO RELACIONADO: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6205238&tid=2541896226426008932

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: