Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

Posted by Desenvolvimento Nordestino em agosto 16, 2007

 FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

http://www.fundaj.gov.br/

Extraido de : http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=239&date=currentDate

Missão


Produzir, acumular e difundir conhecimentos;

Resgatar e preservar a memória;

E promover atividades científicas e culturais, visando à compreensão e ao desenvolvimento da sociedade brasileira, prioritariamente a do Norte e do Nordeste do país.

Extraido de: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=271&date=currentDate 

Cristovam Buarque lançou um desafio à FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO: “Temos que completar a República, temos que fazer a segunda abolição. A chave disso é a educação do povo brasileiro. Esse é o desafio que temos pela frente. E a Fundação Joaquim Nabuco deve liderar esse movimento de pensar o Brasil com olhos alternativos.”


[Um novo olhar sobre a Fundação Joaquim Nabuco]

É com esse desafio à frente que a atual gestão, comandada pelo Presidente Fernando Lyra, está propondo aos funcionários um amplo debate sobre como a Fundação Joaquim Nabuco poderá contribuir na reconstrução de um Brasil melhor para todos os brasileiros.


A idéia central é unir e dinamizar o corpo técnico, num trabalho construtivo e sintonizado com as mudanças exigidas pelo país, contribuindo para o redesenho de Políticas Públicas, priorizando a inclusão social e o desenvolvimento local sustentável, a partir dos eixos temáticos Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia. Para tal, a FJN deve estar sintonizada, em todos os níveis, com o Programa de Governo de Lula, e seguir as seguintes diretrizes gerais:


  • Seus projetos e ações devem ter uma dimensão nacional e corresponder ao perfil de uma entidade que tem um raio de ação interestadual
  • Voltar-se às demandas mais urgentes para o aprimoramento e a democratização do ensino e trabalhar em sintonia com o Ministério da Cultura no esforço pelo maior acesso do cidadão aos bens culturais.
  • Dar ênfase à articulação com os órgãos de âmbito regional e representações de estados e municípios e da sociedade civil organizada, para evitar as superposições e as dispersões de esforços e recursos.
  • Contribuir com estudos e pesquisas da realidade do NE para a difusão cultural, na perspectiva de ajudar a estruturação de projetos de desenvolvimento sustentável e inclusão social em diversas áreas.
  • Promover e fortalecer a integração entre as ações das Diretorias da Instituição;
  • Aprofundar os estudos sobre o pensamento de Joaquim Nabuco.

TOPICO RELACIONADO: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6205238&tid=2549491841800450518&start=1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: