Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

Banco do Nordeste do Brasil S. A.

Posted by Desenvolvimento Nordestino em agosto 12, 2007

Extraido de: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/O_Banco/Principal/gerados/o_banco.asp

O Banco do Nordeste do Brasil S. A. é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e diferencia-se das demais instituições financeiras pela missão que tem a cumprir: promover o desenvolvimento sustentável da região Nordeste através do suprimento de recursos financeiros e suporte à capacitação técnica a empreendimentos regionais. Sua preocupação básica é executar uma política de desenvolvimento ágil e seletiva, capaz de contribuir de forma decisiva para a superação dos desafios e para a construção de um padrão de vida compatível com os recursos, potencialidades e oportunidades da Região.

 Extraido de: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/O_Banco/Planejamento_Estrategico/gerados/apresentacao.asp

A atuação do Banco do Nordeste do Brasil S/A se orienta pela determinação em diminuir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste. É um desafio que exige definições estratégicas claras e objetivas, que conduzam, sistematicamente, essas ações com eficácia e eficiência.

O Planejamento Estratégico do BNB foi construído de forma participativa e representa a convicção de seus servidores na definição de papéis a serem exercidos.

Com base em cenários apontados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE, o plano permite a realização de metas com os mais atuais parâmetros de desenvolvimento, contemplando fatores econômicos, sociais, políticos, ambientais e científico-tecnológicos. Além disso, considera também variáveis de mercado, qualidade de gestão, recursos orçamentários e o próprio Plano Plurianual – PPA do Governo Federal .

Extraido de:  http://www.bnb.gov.br/Content/aplicacao/O_Banco/Historico/gerados/hist_principal.asp

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 19.07.1952, e organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal. Com sede na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, o Banco atua em cerca de 2 mil municípios, abrangendo os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

Maior instituição da América do Sul voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como órgão executor de políticas públicas, cabendo-lhe a operacionalização de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos operacionalizada pela Empresa. Além dos recursos federais, o Banco tem acesso a outras fontes de financiamento nos mercados interno e externo, por meio de parcerias e alianças com instituições nacionais e internacionais, incluindo instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O BNB é responsável pelo maior programa de microcrédito da América do Sul e o segundo da América Latina, o CrediAmigo, por meio do qual o Banco já emprestou mais de R$ 1,5 bilhão a microempreendedores. O BNB também opera o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), criado para estruturar o turismo da Região com recursos da ordem de US$ 800 milhões.

São clientes do Banco os agentes econômicos e institucionais e as pessoas físicas. Os agentes econômicos compreendem as empresas (micro, pequena, média e grande empresa), as associações e cooperativas. Os agentes institucionais englobam as entidades governamentais (federal, estadual e municipal) e não-governamentais. As pessoas físicas compreendem os produtores rurais (agricultor familiar, mini, pequeno,  médio e grande produtor) e o empreendedor informal.

O BNB exerce trabalho de atração de investimentos, apóia a realização de estudos e pesquisas com recursos não-reembolsáveis e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediação financeira, o BNB se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibilizando uma base de conhecimentos sobre o Nordeste e as melhores oportunidades de investimento na Região.

 Origem da figura da Comunidade:

Extraido de: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Investir_no_Nordeste_eng/Mapa_do_Semi_Arido/gerados/apresentacao.asp

The Semi-Arid: more than a challenge, a place for good business and investments.

Encompassing an area over 900 thousand km2, which extends throughout the operational area of Banco do Nordeste – the Northeast Region, North of Minas Gerais and of Espírito Santo – the semi-arid has characteristics which make it an open forum for receipt of investment.With a range of natural resources, the semi-arid offers land with good surface and subterranean waters, as well as soil resources ideal for irrigated agriculture, in conditions which compete with other semi-arid regions of the world.

Regarding the vegetation, called caatinga, the Region has given rise to several species with genetic variation, especially multi-purpose species, highlighting grazing.

The characteristics of the semi-arid make it a unique environment in the world and offer extremely promising potential. In addition to the caatinga, there are several typically semi-arid eco-systems with their own flora, fauna and landscape.

TOPICO RELACIONADO: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6205238&tid=2497919467871745380

Anúncios

Uma resposta to “Banco do Nordeste do Brasil S. A.”

  1. Adriana Mendonça said

    Olá me chamo Adriana, e gostaria de reencontrar um velho amigo – Welton Ribeiro Kroger. Em 1983, ele trabalhava no BNB de Fortaleza, posteriormente, mudou-se para Salvador, isso é tudo que sei. Se algem puder me ajudar, ficarei imensamente agradecida.

    Adriana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: