Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS)

Posted by Desenvolvimento Nordestino em agosto 10, 2007

http://www.natalneuro.org.br/sobre_iinn/index.asp

“Visão

 

A visão que dá origem ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS) parte da crença de que a disseminação da ciência é investimento essencial ao avanço econômico e cultural de um país. Esta idéia é baseada não somente na importante contribuição econômica que a expansão da produção científica pode trazer a países em desenvolvimento, mas também na convicção de que a propagação da prática científica de alto nível, com todos os princípios éticos e morais que a caracterizam, pode desempenhar um papel crucial na formação cultural das futuras gerações de brasileiros.

Missão

O IINN-ELS tem como missão promover a pesquisa científica no Brasil no mais elevado nível possível. Entretanto, entende-se que tal objetivo só pode se completar conjuminado a uma função social. Por isso, ao programa de pesquisa em ciências se junta um programa sócio-cultural, em que centros educacionais, centro esportivo e centro de saúde funcionarão atendendo à população da região da Grande Natal. A expectativa é que o IINN – ELS, funcione como catalisador de desenvolvimento científico e econômico, contribuindo também para a educação, saúde e assistência das comunidades locais. “

Desenvolvimento

 

Esse enfoque social foi determinante, inclusive, para o estabelecimento da maior parte das atividades do IINN-ELS fora do principal eixo econômico e de produção científica do país (Rio de Janeiro – São Paulo).
Com um IDH/Renda de 0,636 e uma taxa de 45,30% de analfabetismo (de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD), o estado do Rio Grande do Norte, através das cidades de Natal e Macaíba, foi intencionalmente escolhido para abrigar a maioria das instalações e projetos do IINN-ELS. Nosso propósito é justamente contribuir para minimizar as desigualdades econômicas e culturais historicamente impostas, descentralizando a produção e disseminação do conhecimento e ampliando o acesso à ciência qualificada.

 

Investimentos

A biotecnologia, ou “indústria do cérebro” – como é comumente conhecida –, é um dos campos das neurociências com grande potencial produtivo e transformador. Os experimentos têm demonstrado, por exemplo, a viabilidade da construção de robôs para o implante de membros mecânicos, que funcionariam por meio dos estímulos motores-mentais adequados. Os resultados otimistas fazem com que essa área de conhecimento aplicado seja uma das que mais crescem no mundo. Nos EUA, desde a década de noventa, muitas companhias vêem investindo em biotecnologia de ponta com boas perspectivas de retorno. Em função disso, nós acreditamos que o campus do IINN-ELS servirá de atrativo a investimentos de grupos nacionais e internacionais interessados na construção de um novo pólo de desenvolvimento dedicado a esse promissor campo de atividade econômica. “

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: