Desenvolvimento Nordestino

com Responsabilidade Social e Ambiental

Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)

Posted by Desenvolvimento Nordestino em agosto 9, 2007

Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)

Extraido de  : http://www.itep.br/DIFUSAO_TECNOLOGICA_CENTROS_TECNOLOGICOS.asp

A Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), qualificada pelo Governo do Estado como Organização Social, foi escolhida para ser a instituição gestora e articuladora dos Centros Tecnológicos (CTs) – atividade esta prevista no Contrato de Gestão firmado entre o Instituto e o Governo do Estado de Pernambuco.
Dentro desta lógica, foi criado o Núcleo de Gestão dos Centros Tecnológicos (NCT) formado por profissionais qualificados, que atuarão de forma integrada na rede de Centros Tecnológicos em cada uma das regiões de desenvolvimento do Estado: Confecções (Agreste Central), Uva, Vinho e Derivados (Sertão do São Francisco), Gesso (Sertão do Araripe), Laticínios (Agreste Meridional) e Caprinovinocultura (Sertão do Pajeú).

Em dezembro de 2003, no município de Caruaru (Agreste Central), foi implantado, em parceria com o Sebrae-PE, o Centro Tecnológico da Moda (CTM), em um prédio de propriedade do ITEP, com investimentos do Governo do Estado na ordem de R$ 1 milhão, oriundos de recursos próprios. O prédio abriga o Núcleo de Design em Moda e a Incubadora Tecnológica do Agreste Central (ITAC), além de salas de aula e de treinamento, auditório, biblioteca e um Laboratório de Análises de Água, para apoiar as pequenas e médias empresas do APL de Confecções de Pernambuco, em ações voltadas para o design, empreendedorismo e meio ambiente, abrangendo principalmente os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
Para a gestão local do CTM foi fundado o Instituto da Moda do Agreste (IMA), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formada pelos empresários da região.

O Centro Tecnológico da Uva e do Vinho abrange os municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, com suas ações voltadas para a produção de vinhos finos. Está em andamento um projeto de pesquisa com o apoio da Embrapa e financiamento da FINEP que prevê a instalação de uma vinícola piloto, que irá integrar, em uma só estrutura, ações de Inovação Tecnológica, Educação Profissional e Empreendedorismo, com o apoio de diversos parceiros públicos e privados. Para a gestão local do CT da Uva e do Vinho foi fundado o Instituto do Vinho da Vale do São Francisco (vinhovasf@itep.br).

Em Araripina, com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP/MEC), está sendo construído pelo Governo do Estado o CT do Gesso, contando com recursos para a pesquisa de apoio ao APL do Gesso no Araripe, tanto do CNPq quanto da FINEP, além de investimentos oriundos do Sebrae-PE para a área do empreendedorismo local.

Em Garanhuns, um projeto de recuperação da antiga Casa do Bom Pastor foi elaborado para atender às instalações do CT de Laticínios. No prédio funcionou sob a administração de uma congregação religiosa, um orfanato e um colégio. O projeto de recuperação dessas estruturas em linguagem arquitetônica contemporânea, além de um espaço privilegiado para a qualificação e formação profissional necessária ao desenvolvimento econômico e social da região, tem a vantagem adicional de resgatar toda a simbologia desse espaço para a população local.

Em Serra Talhada , o projeto do CT – Caprinos está em análise para financiamento pelo PROEP/MEC e surge como uma estratégia para dinamizar os agronegócios desse APL.
Fonte: Coordenadora do Programa de Centros Tecnológicos do Estado de Pernambuco, Márcia Lira – marcia@itep.br  

TOPICO RELACIONADO: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6205238&tid=2532590615062229462

Anúncios

11 Respostas to “Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)”

  1. João Martins said

    Boa noite;
    Gostaria de saber se vocês possuem algum artigo relacionado a segurança das fundações de casas populares, pois este é o tema de uma monografia que estou querendo fazer.
    Se puderem me ajudar serei muito grato.
    atenciosamente
    João Martins da Cunha Junior
    Graduando em Engenharia Civil – UCSal (Universidade Católica do Salvador)

  2. Jurandy Moraes said

    Precisamos de um laudo técnico nas soldas em equipamento de refrigeração tipo Baudelot (resfriamento d´água por serpentina)
    Equipamento em aço inox 304, tubos de 25,4 mm diâmetro nominal e 1,00 mm de espessura.
    Trabalha com fluido refrigerante Amônia internamento com pressões de 12 a 16 kgf/cm2 e água externamente a pressão ambiente e temperaturas de 1,5 ºC.
    Por favor nos mande um orçamento para este laudo técnico.

    Jurandy Moraes.

  3. Walfredo dos Santos said

    Caros colegas, gostaria de informações sobre a máquina carrossel para fabricação de placas de gesso.
    Obrigado pela atenção, aguardo resposta.

  4. Carla said

    boa noite, gostaria de obter maiores informações sobre a maquina carrocel, para fabricação de placas de gesso.
    Onde comprar, qual empresa distribuidora.

    Atencisamente

    Carla Horsth
    Vale Gesso

  5. pablo said

    bom dia,

    gostaria de informações sobre empresas produtoras de gesso.

    tais como maior produtora, localização, e contatos das mesmas.

    atenciosamente,

    pablo gilson.

  6. Pedro said

    Olá!
    Por gentileza, solicito se há uma veracidade na mensagem abaixo:
    O TOTAL WASH é um produto lançado pela empresa ZERO ÁGUA DO BRASIL e foi desenvolvido pelo ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) que é referência em desenvolvimento tecnológico no Brasil. O projeto contou com os apoios do SEBRAE e do CNPQ e o produto é também autorizado pela ANVISA.
    Fui convidado por uma pessoa da empresa a ser um dos Distribuidores independentes na minha região.
    Fico anciosamente no aguardo de vosso parecer.
    Grato.

  7. Amanda said

    Ola, gostaria de saber um pouco sobre metodos de analise de água.
    Instrumentação, reagentes e etc..

  8. EVANDRO DE PAULA said

    gostaria de maiores informações, sobre a maquina carrossel´para fabricação de placas de gesso,qual a sua produção por hora,quantos pessoas presizam ,e qual é o valor da mesma e quem vende

  9. camila said

    EU GOSTEI MUITO DO COMENTARIO OU SEJA A EXPLICAÇÃO É O QUE EU ESTAVA PROCURANDO, E ACHEI.

    BEIJOS!

    CAMILA!

  10. Ronaldo Luiz Laurentino said

    Eu gostaria de saber o quanto custa uma análise de água,estou fazendo um projeto de abastecimento e preciso desta análse.

  11. Jackson MARÇAL de Azevedo said

    Caros Senhores

    Fiquei muito interessado na máquina de produzir placas de forro de teto com gesso modelo “CARROSEL”; Gostaria de informações sobre a mesma.
    No aguardo atenciosamente

    Marçal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: